segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lembrete importante!

Antes de comparar os autores trabalhados, vale lembra-lhes de pontos essenciais para uma boa desenvoltura na prova e na própria absorção do conteúdo estudado:

Gândavo é um português que escreve a sua História destinada ao Dom Lionis Pereira, ou seja, a um superior; portanto a obra é escrita com cautela, com uma visão que sempre mostra a superioridade e a grande conquista que Portugual tem em se apropriar do Brasil.

Cardim também é português, mas está incluído na missão jesuítica no Brasil, em que em sua Narrativa Epistolar de uma viagem e missão jesuítica nos fica bem claro suas intenções de catequização do índio afim de torná-los cristãos. Em seus tratados ele não se dirige a um superior, portanto escreve "sem formas", em que em vários momentos vemos mais um olhar de um estudioso do que um viajante julgador.

Hans Staden é um alemão que foi aprisionado pelos índios e que a partir daí pôde conviver na cultura deles (numa posição inferior aos gentios, ou seja, como prisioneiro ameaçado de ser comido a todo momento) e observá-los de uma maneira mais aprofundada em suas vidas. No seu primeiro livro temos uma narrativa empolgante muito parecido com uma obra de ficção. No segundo livro (o que foi trabalhado em sala de aula) temos uma descrição dessa nova cultura conhecida por ele e todas as coisas que fazem parte dela (suas moradias, seus hábitos alimentares, etc.). Com frases como "eu vi", "eu mesmo comi", entre outras, nos dá uma maior "segurança" em relação as suas descrições pelo fato de não haver interesses estilísticos e nem econômicos em seus relatos.

Obs: A comparação entre eles será postado somente amanhã, pois adoeci nesse final de semana e hoje não poderei fazê-la por completo. Obrigada pela compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário