sábado, 15 de maio de 2010

Barroco: Autores e Poesia

PRINCIPAIS AUTORES

Bento Teixeira

[Iniciador do Barroco no Brasil, autor de Prosopopéia.]

Veio cedo para o Brasil; formou-se no Colégio da Bahia, onde foi professor de primeiras letras.
Assassinou a mulher em 1594; fugindo à prisão, refugiou-se em Pernambuco, no convento dos beneditinos, em Olinda. Publicada em 1601, de grande valor histórico, a obra mais famosa do escritor é o poema épico, Prosopopéia. Nele, o escritor fala sobre a vida e o trabalho de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da Capitania de Pernambuco, e seu irmão, Duarte. É a única obra reconhecida e aceita como de sua autoria. Além disso, é a primeira obra com finalidade meramente literária publicada em solo brasileiro.


Gregório de Matos

[O Boca do Inferno; poeta maior do Barroco brasileiro.]

Sua própria produção poética — lírica, religiosa, satírica — já mostra a alma barroca deste poeta. Ao lado de expressões de amor carnal, manifestou aspirações religiosas; ao lado de poesias sérias e reflexivas sobre a condição humana, debochou e satirizou a sociedade da época, notadamente a baiana. A dualidade barroca percorre toda a obra de Gregório de Matos, vazada numa linguagem bem trabalhada, capaz de traduzir sua angústia metafísica e religiosa, sutil para expressar seus sentimentos amorosos e objetiva e popular nas sátiras. Tinha por apelido "Boca do Inferno", devido ao teor de seus poemas.

Sua poesia religiosa é sempre do pecador que se penitencia através de uma lógica argumentativa; enquanto a poesia lírica é sensualista e elogiosa.

Em Salvador, levou vida desregrada, tendo famosos encontros amorosos com freiras e compondo poemas satíricos, por isso foi banido em 1694 para Angola.

Nunca em vida Gregório de Matos publicou um livro, e suas poesias, colecionadas e publicadas apenas por seus admiradores, sobrevive até hoje em antologias.

Padre Antônio Vieira

[Maior orador sacro de nossa literatura.]

Participava ativamente da Companhia de Jesus e da política portuguesa de sua época, apesar de passar a maior parte de sua vida no Brasil. Destacou-se como importante orador jesuítico em língua portuguesa, sendo famoso por seus sermões.

Apresentava idéias a favor dos cristãos-novos e contra a escravidão do negro e principalmente do índio, sofreu críticas e perseguições, tendo-se envolvido com a Inquisição.

Desenvolve seus sermões por meio de raciocínios tortuosos, em longos períodos, através de um encadeamento profundamente lógico. Traduz suas idéias através de parábolas, fazendo uso principalmente da metáfora.

Manuel Botelho de Oliveira

[Autor de Música do Parnaso (1705), primeira obra publicada por um autor brasileiro.]

O primeiro escritor nascido no Brasil a ter um livro publicado. Sua principal obra é a coletânea de poemas Música do Parnaso (1705), em que se destaca o poema À Ilha Maré. Este poema é um dos primeiros a louvar a terra, descreve com todo o esmero de vocabulário típico dos barrocos os muitos frutos brasileiros, lembrando sempre a inveja que fariam às metrópoles européias.

Em sua obra, faz uso constante de analogias (campos semânticos) e acentua os contrastes através de antíteses e paradoxos.


POESIA BARROCA

Em sua evolução histórica, a poesia barroca atravessou três momentos, cada qual com suas peculiaidades:

1) ocupando, grosseiramente, a primeira metade do século XVII, caracteriza-se pela influência da Camões e de escritores castelhanos; representa-o Bento Teixeira;

2) corresponde à segunda metade do século XVII, assinala o desabrochar de uma poesia já de índole brasileira, sem embargo de permanecer a influência camoniana e espanhola; surge o grupo baiano, representado por Gregório de Matos, Eusébio de Matos, Domingos Barbosa, Bernardo Vieira Ravasco e Grasson Tinoco;

3) caracteriza-se pelo exagero do Barroco e o aparecimento das academias literárias ( a partir de 1724, com a Academia dos Esquecidos); pertecem a esse período Manuel de Botelho de Oliveira, Frei Manuel de Santa Maria Itaparica e outros.


REFERÊNCIAS:

MOISÉS, Massaud de. A literatura brasileira através dos textos. 26 ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

http://www.colegioweb.com.br/literatura/autores-do-barroco

6 comentários:

  1. E muito legal, só que deveria ter um pouco de informaçao.

    ResponderExcluir
  2. E muito bom mais como ele falou fautou um pouco de informação

    ResponderExcluir
  3. é site
    falta mais informações

    ResponderExcluir
  4. faltou informações mais detalhadas

    ResponderExcluir
  5. muito bom...mas como o pessoal disse.... falta mais informações

    ResponderExcluir