sábado, 15 de maio de 2010

Dicas para analisar os poemas barrocos

Como todos sabem a 2ª nota da Lit. Brasileira I (ano 2010.1) será análise de um poema barroco (de Gregório ou de Manuel de Botelho de Oliveira). Por isso posto aqui umas dicas para auxiliá-los:

* Observe o texto antes de ler. Olhe a estrutura externa dele (o seu visual). Quantas estrofes possui, quantos versos (se trata-se de um soneto ou não, etc...);

*Faça uma leitura mais desprendida do plano externo, buscando mais o conteúdo do texto*. Não se preocupe, você não irá saber tudo o que o poeta quis dizer nessa primeira leitura. Logo, para ir entendendo a mensagem do poema você irá precisar do item a seguir:

* Paciência: para fazer análise de qualquer poema deve-se ler atentamente cada verso. E como vocês irão analisar um poema barroco (que não é tão fácil) deve-ser ter mais paciência para ler e reler quantas vezes forem preciso até o texto ir tornando mais claro para você.

* Nessas releituras concerteza você irá achar palavras que não conhece (palavras típicas da época), então, esteja com um bom dicionário do lado, pois ele será um ótimo guia.

* Preste atenção em críticas feitas em alguns poemas (como os de Gregório). Alguns desses citam pontos históricos da época. Então que tal dar uma pesquisada sobre isso e ampliar mais o conhecimento do poema?

* Não estranhem as metáforas. É típico do Barroco unir coisas totalmente contrárias, então esteja aberto para receber (ler) coisas que podem parecer confusas inicialmente, mas que devem ser observadas com cuidado, pois tem um propósito de estarem ali.

* O principal: Não esqueçam que análise de poema é relativa. Cada pessoa analisa um poema de forma única, ou seja, não tenham medo de achar que a sua análise está errada porque é diferente da análise de outra pessoa. Junte ideias, observe o ponto de vista do seu parceiro e compare com o seu. Mas cuidado para não fugir totalmente da ideia do poema. Lembre-se o poema tem uma ideia central que tem de ser "encontrada".


Para auxiliar mais ainda, encontrei um ótimo texto sobre como se analisar poema. Dêem uma conferida: http://aulaportugues.no.sapo.pt/analisapoema.htm

Agora resta-me dizer: Boa sorte e até as apresentações de quinta!
Abraços!


*apesar que o plano externo complementa o plano interno, nunca esqueçam disso!

2 comentários:

  1. informações bem úteis , mais senti falta de explicações mais profundas.

    ResponderExcluir
  2. Erros gramaticais muito evidentes. Melhore.

    ResponderExcluir